Câncer de pele

O carcinoma basocelular ou CBC é o câncer mais frequente no Brasil (não só da pele, é o mais comum de todos) e apresenta crescimento lento, com potencial invasivo e destrutivo local. Raramente origina metástases (0,0028%), sendo considerado como a neoplasia maligna de melhor prognóstico. Afeta mais homens com mais de 40 anos, mas temos observado cada vez mais casos em pessoas mais jovens, reflexo de uma maior exposição solar. A probabilidade de uma pessoa ter um CBC aumenta diretamente com a exposição da pele ao sol, de forma cumulativa, desde a infância, e diminui com a maior pigmentação cutânea. O diagnóstico é clínico e deve ser sempre confirmado por histopatologia. O tratamento é individualizado e pode ser feito por eletrocirurgia e curetagem, cirurgia convencional, cirurgia micrográfica de Mohs, terapia fotodinâmica, criocirurgia.

O carcinoma espinocelular ou CEC é o segundo tumor de pele mais comum, caracterizado por evolução mais rápida, maior poder invasivo e metastático em relação ao CBC. A exposição solar também é o fator mais importante para desenvolvimento de um CEC, principalmente nas pessoas de pele clara. Outros fatores de risco são a radioterapia (que no passado era usada para tratar outras doenças, como a psoríase e a acne), hidrocarbonetos policíclicos (alcatrão, parafina, piche, fuligem, creosoto, antraceno), influência térmica, úlceras crônicas, áreas de queimadura, cicatrizes, alguns tipos de HPV, albinismo, xeroderma pigmentoso.

O CEC é mais comum em homens com mais de 60 anos, principalmente de pele e olhos claros. O diagnóstico é clínico e também deve ser confirmado pela histopatologia. O tratamento, assim como no CBC, é individualizado e pode ser feito por eletrocirurgia, cirurgia convencional, cirurgia micrográfica de Mohs, radioterapia, criocirurgia.

O melanoma é o mais agressivos dos tumores originados da pele, representa cerca de 3% desses tumores e resulta da transformação maligna de melanócitos. A incidência tem aumentado ao longo dos anos e o melanoma afeta mais pessoas de pele clara e populações que vive, mais próximo da linha do Equador, o que nos leva a acreditar na influência da radiação solar.

Há ainda influência genética (casos familiares) e vários estudos mostram associação entre queimadura solar (principalmente com bolhas e as ocorridas na infância) e aumento do risco de melanoma, bem como a exposição intermitente (comum em atividades recreacionais).

Vários estudos mostram uma associação constante entre queimadura solar e aumento do risco de melanoma. A exposição intermitente, comum em atividades recreacionais, constitui fator de risco específico para melanoma. Os resultados mostram sistematicamente um maior risco com o aumento do número de episódios de queimaduras solares com bolhas. Também é provável que quando tais queimaduras ocorrem na segunda infância são mais perigosas do que aquelas sofridas nas fases subsequentes da vida. A presença de nervos atípicos (displásicos) com bordas irregulares e pigmentação irregular ou inflamação também está associada a maior risco do tumor.

O diagnóstico clínico de melanoma pode ser difícil, especialmente em lesões precoces. O aspecto clínico da lesão associado a uma história de alterações recentes em semanas ou meses, representa a chave para o diagnóstico. Como regra para o reconhecimento de lesões potencialmente suspeitas, destaca-se cinco características clínicas importantes (ABCDE): A = assimetria da lesão; B = bordas irregulares; C = cor variada; D = diâmetro com tendência a ser maior que 6 mm; E = elevação.

Os melanomas são tumores de grande potencial metastático, portanto, diante de qualquer suspeita de melanoma, deve-se fazer a biópsia o mais rápido possível para assim definir as condutas seguintes. O tratamento envolve a retirada cirúrgica da lesão, mas pode ser necessária a realização de quimioterapia.

Faça uma visita

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sábado: 8h às 12h / ​Segunda a sexta: 14h às 18h
Centro comercial Sérgio Cabral, Sala 13

 

   Av. Cardoso de Sá, 860, Orla. Petrolina-PE           (87) 3862-6966      98803-7430