Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, não contagiosa e que afeta cerca de 3% da população mundial. A causa ainda não está totalmente definida, mas sabe-se que há influência do sistema imune, do meio ambiente e da suscetibilidade genética. Ela apresenta períodos de remissão e piora. Os principais fatores de risco são histórico familiar da doença, estresse, obesidade, tempo frio, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

É frequente a associação de psoríase e artrite psoriática, doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais e distúrbios do humor. Embora a patogênese dessas associações permaneça desconhecida, acredita-se que vias inflamatórias comuns, mediadores celulares e susceptibilidade genética estejam implicados.

Os sintomas variam entre os pacientes, mas podemos citar manchas vermelhas com escamas secas brancas ou prateadas; manchas brancas ou escuras residuais; pele ressecada e com rachaduras que podem sangrar; unhas espessadas, descoladas, com depressões puntiformes; coceira, queimação e dor; além de edema e rigidez nas articulações.

Há vários tipos de psoríase: psoríase em placas ou vulgar, psoríase ungueal, psoríase do couro cabeludo, psoríase gutata, psoríase palmo-plantar, psoríase invertida, psoríase pustulosa, psoríase eritrodérmica, psoríase artropática.

Cada tipo e gravidade de psoríase podem responder melhor a um tipo diferente de tratamento (ou a uma combinação). O que funciona bem para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra, por isso o tratamento da psoríase é individualizado, mas com as diversas opções terapêuticas disponíveis, já é possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões, independentemente da gravidade da psoríase.

O tratamento é essencial para manter uma qualidade de vida satisfatória. Nos casos leves, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e exposição diária ao sol, nos horários e tempo adequados e seguros, são suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas. Em outros casos, é necessário o uso de medicações sistêmicas, seja por via oral ou injetável.

Faça uma visita

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sábado: 8h às 12h / ​Segunda a sexta: 14h às 18h
Centro comercial Sérgio Cabral, Sala 13

 

   Av. Cardoso de Sá, 860, Orla. Petrolina-PE           (87) 3862-6966      98803-7430